5 Dicas para proteger seus dados

5 DICAS IMPORTANTES PARA AUMENTAR A SEGURANÇA E EVITAR A PERDA DO SEU BANCO DE DADOS SEJA POR SEQUESTRO, ROUBO, FALHAS OU ACIDENTES.

 

1. FAÇA BACKUPS DIÁRIOS

Realize backup dos arquivos da sua empresa todos os dias, impreterivelmente. Preferencialmente configure os seus softwares para que a realização do backup seja automática. Outra dica é nunca deixar o backup no mesmo servidor dos dados, pois neste caso o backup também pode ser prejudicado, guarde os seus backups em mídias removíveis como HD Externos, Servidores externos ou até mesmo na nuvem! Além disto, nunca deixe o backup na mesma estrutura física onde estão os seus dados, um incêndio, por exemplo pode fazer você perder os dados e seus backups.
Outro cuidado em se fazer backups externos é no caso de houver a necessidade de se formatar o servidor, como no caso muitos clientes não possuem um T.I. especializado na empresa pode haver o risco de se formatar o servidor e perder o banco de dados existente nele, na dúvida consulte o consultor do seu software para maiores informações.

 

2. DISSEMINE BOAS PRÁTICAS ENTRE OS FUNCIONÁRIOS

Estimule boas práticas de segurança. Elabore tutoriais e treinamentos para sensibilizar os funcionários. Mantenha-os informados sobre ataques recentes e suas possíveis abordagens, solicitando a eles que não cliquem, baixem ou compartilhem materiais duvidosos.

 

3. PRESTE BASTANTE ATENÇÃO AOS E-MAILS

Procure sempre observar com muito cuidado qual é a origem das mensagens encaminhadas por e-mail. Uma dica valiosíssima é conferir com o emissor o encaminhamento da mensagem e evitar ao máximo abrir arquivos em anexo. Fique atento a e-mails que possuam remetentes parecidos. Pode acontecer de uma pessoa mal-intencionada mudar apenas uma letra e isso passar despercebido, levando você a cair em um golpe cibernético.
Tenha em mente, também, que e-mails oficiais de empresas idôneas tem terminações bem peculiares, então fique de olho nisso.

 

4. INCORPORE PRÁTICAS DE COMPUTAÇÃO SEGURA

Existem inúmeras maneiras de aplicar medidas de segurança para proteger suas tarefas ligadas a informática. Uma delas é buscar manter todos os seus programas, aplicações e softwares devidamente atualizados. Uma das estratégias utilizadas pelos criadores de vírus é explorar ao máximo as falhas e fragilidades das aplicações de softwares que são mais popularizados, como Google Chrome, Java, Adobe Flash e muitos outros. Procure então assegurar-se de atualizar esses programas e seu sistema operacional, dado que essas atualizações são capazes de proteger melhor contra as ameaças virtuais.

 

5. USE UM ANTIVÍRUS PODEROSO

O bom e velho antivírus continua sendo igualmente uma excelente ferramenta de prevenção de vírus, worms, trojans e, claro, ransomware. Há vários antivírus no mercado, todos eles com a promessa de fornecer uma barreira eficaz contra agentes maliciosos que tentam entrar no seu dispositivo.No entanto, nem todos eles cumprem essas promessas ou ainda oferecem proteção em tempo real contra as ameaças. Você deve investir em um antivírus potente e robusto como o Kaspersky Internet Security ou Kaspersky Total Security. Eles protegem seu sistema contra a entrada de ransomware, em tempo real, antes que ele tente invadir seu PC.Porém, não pense que ter um bom antivírus irá permitir que você abra arquivos suspeitos, mantenha todas as outras recomendações deste nosso texto em prática, sempre. Hoje é possível se criar um vírus especificamente para um ataque, portanto, indetectável pelos antivírus.

 

Radinfo