A oficialização do Sistema Público de Escrituração Digital, o Projeto Sped aconteceu em 2007 e desde então tem ganhado proporções dentro das companhias. Foi o que apontou o estudo elaborado pelo Conselho Fiscal Empresarial Brasileiro (Confeb) em parceira com a Sped Brasil. De acordo com os dados coletados, 89% dos profissionais entrevistados afirmaram que o Sped já compõe parte do planejamento estratégico. A pesquisa foi aplicada em setembro e ouviu mais de 200 líderes da área fiscal, tributária e contábil, além de traçar um panorama completo do cenário atual.
Outro aspecto avaliado na análise mostrou que apesar da complexidade em reunir e entregar as obrigações fiscais dentro do prazo, 87% das empresas não extrapolam a data de entrega. Já que se não fizerem estarão sujeitas a multas e penalizações.
A geração destas obrigações fiscais em sua maioria é feita pela própria empresa, sem a utilização de serviços terceirizados. Isso porque se o elemento não estiver de acordo a empresa sofrerá sanções. Apenas 17% terceirizam ou pretendem terceirizar o serviço.
Além disso, de acordo com a análise quase metade das empresas (44%) afirmou que o número de profissionais na área aumentou depois da adoção do projeto Sped. As equipes que compõem as áreas fiscais e tributárias dentro das empresas costumam ser reduzidas. A pesquisa ouviu em sua maioria companhias de grande porte, mesmo assim 60% dos líderes afirmaram que possuem até 10 profissionais atuando no departamento.
Outros pontos avaliados
A análise mostrou também que 54% dos profissionais consideram alto o tempo gasto na geração destas obrigações, sendo que deste total 41% trabalham para reduzi-lo. Outros aspectos como dificuldades em contratações, formação predominante dos profissionais da área, formas de treinamentos usadas pelas empresas, entre outros foram analisados durante a aplicação da pesquisa.
Fonte: http://www.ogirassol.com.br/materia.php?u=projeto-sped-entra-no-pla…;